domingo, 18 de maio de 2014

Experimento Filadélfia - Verdade ou Mito? Descubra

0 comentários

 Essa é uma teoria conspiratória de uma época nebulosa de tempos de guerra. O "Experimento Filadélfia" seria um suposto projeto naval militar norte-americano, ocorrido em 28 de outubro de 1943, quando o destróier de escolta USS Eldridge tornou-se invisível aos observadores por um curto período.


  Essa teoria sugere que o destróier americano teria ficado invisível aos olhos humanos, que as pessoas no navio teriam sofrido sérios efeitos colaterais e o Estados Unidos enganou e mentiu, extrapolando todas as regras nessa experiência de guerra!

 Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre essa "lenda urbana" dos tempos de guerra!




O Que Seria o Experimento Filadélfia:


 Em um tenebroso dia de 1943, a Marinha teria realizado uma experiência envolvendo campos eletromagnéticos e o porta-aviões USS Eldridge no porto de Filadélfia, EUA.

O navio sumiu – não ficou só invisível, mas desapareceu ­ e, quando ressurgiu coisas muito estranhas tinham acontecido. Alguns tripulantes estavam fundidos ao metal da embarcação. Outros estavam transparentes e acabaram se dissolvendo no ar. Outros permaneceram estáticos e “congelados” para sempre. Outros ficaram loucos. Poucos marinheiros saíram ilesos da experiência.


Cena do filme "Projeto Filadélfia" mostrando os tripulantes fundidos com o navio.

 Mas o que teria acontecido ao USS Eldridge? Segundo vários websites dedicados ao tema, o porta-aviões foi transportado 40 anos no futuro, materializando-se em 1983 na base da aeronáutica no pico Montauk, Estado de Nova York, sede do secretíssimo PROJETO MONTAUK.
Claro que isso são apenas especulações e ninguém nunca conseguiu provar nada. A Marinha dos EUA nega qualquer tipo de experimento com essa finalidade…

A Repercussão e a Realidade Dos Fatos:


O Experimento Filadélfia tornou-se conhecido nos Estados Unidos a partir de 1956, quando o caso foi relatado no livro de um astrônomo, Dr. Jessup, que também pesquisava avistamentos de discos voadores. Para quem gosta de teorias da conspiração, em 1959 o autor cometeu suicídio.

 Depois disso, o caso caiu no esquecimento e retornou com todas pompas em 1979 com mais um livro com título homônimo ao ocorrido, “O Experimento Filadélfia”.

 Ao longo das décadas, a imprensa e investigadores da Mufon contactaram vários supostos testemunhos relacionados a esta experiência, que teria sido mal-sucedida e, portanto, cancelada pelo governo norte-americano.

 Geralmente os relatos são desencontrados, repletos de ufanismos e que misturam um pouco de loucura: fala-se em lavagem cerebral, teletransporte e até mesmo viagens no tempo (uma das testemunhas que afirmou ter estado no Eldridge naquele dia falou que saiu de 1943 e foi parar em 1983).

O USS Eldridge foi colocado fora de serviço em junho de 1946. Em janeiro de 1951, foi transferido para o Programa de Assistência de Defesa Mútua da Grécia, rebatizado como HS Leon (D-54). Leon foi desmantelado em novembro de 1992, e em novembro de 1999 foi vendido como sucata.


 Muitas perguntas sem respostas acabam dando por falso o Experimento Filadélfia, questões como o fato da marinha ter deixado o navio Eldridge ser vendido no fim como sucata , o local onde teria ocorrido a experiência (uma auto estrada movimentada), o horário em que o experimento foi realizado (em pleno dia) e a baixa confiabilidade das supostas fontes e testemunhas anônimas.





Conclusão:


Durante a 2ª Guerra Mundial, os EUA e os aliados perdiam realmente muitos navios para seus inimigos, e uma experiência como essa se bem sucedida poderia tornar os americano invencíveis. Porém essa teoria do Experimento Filadélfia é baseada em vários desencontros históricos, de testemunhos e o que teria acontecido naquele navio ganhou tantas versões que os testemunhos quase se anulam.


 Claro que o governo norte-americano teria sim disposição de realizar esses tipos de experiências (e provavelmente realiza), no entanto no caso do Eldridge o imaginário e a exploração de especulações sem fundamentos falam mais alto. 


  O caso do Experimento Filadélfia se torna inviável não pelo fato de supostamente um navio e tripulação inteira ter ficado invisíveis, mais sim pela forma como teria sido conduzido. Um experimento desse nível ultra-secreto jamais seria realizado dessa forma exposta como foi, mesmo que fosse para ludibriar, existem outras formas mais eficazes de conduzir um experimento que deveria ser secreto!


Extras:


Informações sobre o filme "Projeto Filadélfia":


Título Original:
Philadelphia Experiment 

Ano de lançamento: 1984 
Direção: Stewart Raffill 
 Elenco: Nancy Allen, Michael Paré, Eric Christmas, Bobby Di Cicco, Louise Latham, Kene Holliday e Stephen Tobolowsky. 

Sinopse: No ano de 1943, a marinha americana está pronta para executar o ambicioso Projeto Filadélfia, onde sofisticadas técnicas são empregadas na tentativa de evitar a detecção de sinais por radar. Um erro faz com que David Herdeg (Michael Paré) e Jim Paker (Bobby Di Cicco), membros da tripulação do destroyer Eldridge, viajem pelo tempo sofrendo os efeitos terríveis e letais causados pela alteração de eletro-energias e são perseguidos pelos que não crêem em sua versão fantástica dos fatos. Tentando mudar o rumo da história e do tempo, o Dr. Longstreet (Eric Christmas) tenta salvar o universo ameaçado pelo audacioso projeto científico.


0 comentários:

Postar um comentário