segunda-feira, 19 de maio de 2014
Lenda Da Fenix - Conheça Tudo!
Postado por
Postador
às
16:18
0
comentários
Marcadores:
Curiosidades e Bizarrices,
Outras Lendas Urbanas
Nesse artigo completo vocês irão conhecer sobre a criatura lendária Fênix, que na mitologia grega tinha o poder de voltar do mundo dos mortos, renascendo literalmente de suas próprias cinzas.
A lenda da ave Fênix se propagou como crença em vários povos da antiguidade como os egípcios e chineses, ao contrário do que muitos pensam de que seria algo exclusivo da mitologia grega.
Abaixo vamos descrever a lenda dessa ave, porém vamos nos ater a ela e não aos povos e os vários simbolismos que tinha em cada cultura. Então vamos conhecer mais sobre a Fênix!
A Ave Fênix - O Pássaro Imortal
Segundo várias lendas essa ave que era um pouco maior ou do mesmo tamanho de uma águia, tinha penas douradas e vermelho-arroxeadas.
Sua média de vida é especulada de várias maneiras variáveis, mais o consenso é que seu ciclo de vida seria de mais de 500 anos! Depois de completado a ave podia sentir que sua morte estava próxima, então construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada.
Sua força também chamava atenção, há mitos onde ela teria a força para levantar um elefante e carrega-lo em pleno voo. Ela podia aguentar cargas pesadas e suportar muio tempo de voo.
Outra característica marcante da Fênix são as capacidades curativas de suas lágrimas. Segundo as lendas elas possuem o poder de curar qualquer doença em qualquer estado, mesmo que avançado.
Depois de sua morte elas se transformavam em cinzas devido a combustão e essas cinzas continham o poder de devolver a vida aos mortos.
Um fato curioso ligado a isso é que o imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.)decidiu comer carne de fênix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fênix, mas foi assassinado pouco tempo depois.
Há histórias que afirmam que uma ave Fênix tem o poder de renascer nove vezes, enquanto em outras ela pode renascer inúmeras vezes até seu ciclo de vida terminar. Quando isso ocorre ela se exila e constrói uma pira funerária, onde depois arde em suas próprias chamas até virar cinzas. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra.
Conclusão:
A crença que essa lendária ave existiu foi bastante forte entre os povos da antiguidade. Com o passar do tempo se transformou em inspiração para obras literárias e nos dias de hoje, ainda presente, enriquece filmes, animações, peças teatrais e inúmeras formas de arte.
O poder de ressurgir das cinzas renovada de uma Fênix, pode ser um simbolismo a vida eterna e ao renascimento da alma. Como também o poder da superação, de se levantar quando todos achavam que estava em cinzas, acabado, e se reerguer renovado e vitorioso, como uma Fênix renascendo das cinzas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário